quarta-feira, 2 de maio de 2012

ED02 Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles

Para Platão há uma estreita relação entre Política, Conhecimento e Educação. Ele se aproxima muito da ideia que temos de educação atualmente quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo. Os conteúdos propostos na visão de Platão de educação são pressupostos para a formação do cidadão. Onde a justiça deve ser o princípio fundante. Platão ainda aponta a educação como promoção e qualificação do ser. Embora legitimando a escravidão e algumas injustiças do seu tempo, como a desvalorização das mulheres, dos escravos e das crianças. Assim, uma coletividade justa e voltada para o bem nasce de um processo em que os indivíduos são educados para a construção da justiça.
Para Platão a justiça é uma mistura de utopia e realidade. E a utopia ainda está presente na educação atual. Podemos não concordar com o propósito platônico, mas educar sempre vai significar uma transição, uma transcendência, uma auto-superação ou, pelo menos, a busca disso.

O conhecimento na visão de Aristóteles representa uma nova etapa. Nele encontramos um modo de pensar sobre a prática. Para ele, não há problema com a política (Platão) ou com o discurso (Sócrates), desde que esses sejam acompanhados pela ética. Ele apresenta algo diferente, que é a necessidade de cada integrante da coletividade ter um esforço ético. Cada um deve fazer sua parte a partir do horizonte do exercício virtuoso da cidadania. E é nesse sentido que no ocidente, pela primeira vez, falou-se em ética como Ciência. Dentro do postulado aristotélico, para gerir uma instituição, família ou a si mesmo, é preciso ter solidez de caráter e isso se consegue pelo conhecimento ou orthós logos (bom uso da razão) e pela vivência da virtude do equilíbrio. Esse caminho apontado por Aristóteles mostra que ele insistiu no fato de que a educação, ou o processo do conhecimento leva o ser humano a buscar o meio termo, a temperança, nem muita festa nem de menos. Percorrido pelo bom uso do conhecimento, isso só acontece pela virtude obtida pela educação das novas gerações, numa perspectiva de construção interior da pessoa.
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

Um comentário:

  1. com as repúblicas que se fundariam a partir do horizonte utópico da república modelo se construiriam em perspectivas diferentes, em que a justiça, o bem e o belo seriam os fios condutores da permanência desse estado perfeito de organização da Pólis, garantidos pela educação integral do ser humano. É, nesse sentido, que o pensamento educacional de Platão disciplo de Socrates fixou-se nessa necessidade e possibilidade de qualificação do ser para a vida coletiva.

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