quarta-feira, 16 de maio de 2012

AVA 05 - Teoria dos Dois Mundos

Na filosofia de Platão existe uma dualidade de mundos. Ele nomeia esses dois mundos de como: mundo sensível (das representações) e mundo inteligível (das ideias).
O mundo sensível se baseia em tudo que é material, concreto, que se conhece pelas sensações. Ele é uma espécie de imitação do mundo inteligível. Em sua concepção de mundo sensível, Platão afirma que o tempo consiste numa imagem móvel do eterno, nascida junto com o mundo. Existe uma estrita relação entre o tempo e o as coisas que compõem o mundo. Ambos são criações de um mesmo artífice, originados de uma esfera inteligível.
No mundo inteligível ou das ideias existem ideias para todas as coisas. Estas ideias caracterizam a chamada “substância”. Essa substância não possui cor, forma ou qualquer espaço físico. Todas as substâncias são incorruptíveis e não estão sujeitas a geração. Para Platão apenas o filósofo, aquele que consegue desenvolver a “parte mais elevada de sua alma” poderia conhecer o mundo inteligível. A teoria das ideias de Platão pretendeu sustentar que o sensível pode ser explicado somente mediante o recurso do supra-sensível, o relativo mediante o absoluto, o sujeito a movimento mediante o imutável, o corruptível mediante o eterno. A ideia que mais se destaca dentro da gama de ideias de Platão é a Ideia Máxima de Bem, pois submete a si todas as outras. Ela representa a busca do filósofo rumo ao conhecimento. Segundo essa ideia o Bem é o que confere verdade aos objetos cognoscíveis, que confere ao homem o poder de conhecê-los, que confere luz e beleza às coisas. Platão argumenta sua teoria das ideias com a Teoria da Reminiscência, que diz que todo o conhecimento é uma recordação de algo já visto anteriormente. A alma humana, antes de encarnar em um corpo, habilita o mundo inteligível e contempla todas as ideias que nele existem. Assim, para ele a alma não depende do corpo para existir e é imortal. Portanto, o aprendizado é uma recordação de tudo o que a alma contemplou anteriormente.

Referências:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.
MAIRINQUE, Igor das Mercês. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/revistalable/numero5/igor.pdf, acesso em: 16/05/2012.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto Andréa lembrando o disciplo de Socrates, Platão exerceu uma grande influência na
    educação grega, tendo sido o mais importante
    discípulo de Sócrates. Ele o principal responsável
    pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu
    mestre. Além disso, criou as suas próprias idéias,
    demonstrando possuir um notável zelo pelo saber.

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  2. Bom Andrea, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente dois mundos ,ou seja, com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.
    Este conceito de Platão também é conhecido por Teoria das ideias ou Teoria das Formas.

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